Thursday, November 27, 2008

Solidariedade

O anúncio, por uma Importante Organização Internacional, que o país iria entrar em recessão em 2009 acentuou o pessimismo e o desânimo, dando assim um tom tipicamente nacionalista à quadra festiva que se avizinha.

No entanto, a posição do Governo sobre esta previsão gerou uma onda de solidariedade que está a percorrer o país de Norte a Sul, varrendo os traços nacionalistas da referida festividade.

Efectivamente, ao aperceberem-se da sua actual posição privilegiada na Zona Euro, os portugueses rapidamente se mobilizaram para auxiliar os seus vizinhos menos afortunados, como os espanhóis ou os alemães, que deverão passar por dificuldades extremas no ano que se aproxima.

"Temos vivido momentos muito comoventes" disse uma trabalhadora de uma Importante Organização Não-Governamental Internacional "As pessoas chegam aqui cheias de boa vontade. Vê-se bem que estão com pena dos pobres alemães e espanhóis, coitados, que não mereciam o azar de terem nascido em tais terras, onde grassa uma realidade dura e anti-económica". As doações sucedem-se em catadupa, incidindo, principalmente, em bens de primeira necessidade - leitores de MP3, consolas de jogos ou leitores de DVD multi-regiões.

Também o Estado aproveitou o ensejo, e seguiu o exemplo dos cidadãos. O Governo anunciou a criação de uma Task Force Financeira Especial, que irá fornecer serviços de Consultoria Financeira Igualmente Especial aos estados menos desenvolvidos, como sejam os dos nossos vizinhos espanhóis ou alemães. "É um luxo ao qual nos podemos dar, este da solidariedade," afirmou um Alto Dignatário Governamental "pois estamos a colher o fruto do nosso trabalho nestes últimos anos, que nos permite não só enfrentar esta crise com confiança, como também passar alguma dessa confiança para os nossos parceiros mais desfavorecidos".

Esta Task Force será constituída por uma elite de peritos financeiros que, por incrível coincidência sinérgica e proactiva, ficaram de um momento para o outro sem nada que fazer nos bancos onde trabalhavam.

Quase se diria que é um autêntico Milagre de Natal!

1 comment:

PDA said...

Abençoados sejam os afortunados que podem usufruir de um emprego e um *COF*parco*COF* salário e ainda rejubilam com a felicidade de ajudar os pobres. ALELUIA, "irmões", que o mundo está salvo!